TURMA DE REGIME ESPECIAL - DIREITO PROCESSUAL CIVIL I


1) Considerando o conteúdo da CONTESTAÇÃO, o que significa defesa direta e indireta de mérito? O que significa defesa processual?


2) De acordo com as situações apresentadas abaixo, responda quais as matérias de defesa são de natureza processual (preliminar) ou material (de mérito):


(i) Ação de Alimentos da filha, representada pela mãe, em face do pai:


a) ausência de procuração; b) citação inválida; c) desemprego do pai: d) ajuizamentno anterior de outra ação de alimentos, ainda não julgada; e) pagamento da escola da filha, pelo pai.


(ii) Investigação de Paternidade de filho, em face do pai:


a) filho com 17 anos, mas não assistido pela mãe; b) por ser o pai candidato a vereador, demanda ajuizada perante a Justiça Eleitoral; c) filho é parecido fisicamente com o vizinho; d) idêntica açã anteriormente ajuizada, já julgada improcedente com trânsito em julgado; e) mãe nunca havia contatado o pai, até o momento em que foi proposta a ação.


(iii) Indenizatória decorrente de acidente de trânsito, proposta por Tício em face de Caio:


a) ocorrência de prescrição; b) na petição inicial, da narração dos fatos não decorre logicamente a conclusão alegada por Tício; c) os orçamentos de coserto do automóvel são de concessionárias notórias por apresentarem os preços mais elevados da cidade; d) Caio não estava dirigindo nem é dono do carro; e) não recolhimento das custas iniciais.
    Deixe seu Comentário
    Comente no Facebook

1 comentários:

  1. i) a)preliminar (art. 301, VIII do CPC); b)preliminar (art. 301, I do CPC); c) mérito; d) (art. 301, V do CPC); e) mérito.

    ii)a) preliminar (art. 301, VIII do CPC); b) (art. 301, II do CPC); c) mérito; d) (art. 301, V do CPC); e) mérito.

    iii)a) mérito; b (art. 301, III do CPC); c) mérito; d) preliminar(art. 301, X do CPC); e) preliminar (art. 301, XI do CPC)

    ResponderExcluir