MÓDULO EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - PÓS-GRADUAÇÃO ESA/PE

Postado em 27/11/2016,



Queridos alunos da PÓS-GRADUAÇÃO LIMOEIRO/PE,

Em nosso segundo encontro, além de resolver a tarefa sobre liquidação de sentença, estudamos os meios coercitivos para compelir o devedor a cumprir com a obrigação de pagar disposta na sentença ou nos títulos executivos extrajudiciais.

Durante a nossa aula muitas dúvidas surgiram a respeito das situações fáticas que podem implicar no conceito de fraude à execução. Eis que, apesar de todos os esforços que o credor faz para tentar localizar o patrimônio do devedor, é possível que este pratique medidas abusivas e ardis para evadir-se do cumprimento de suas obrigações.

Sendo assim, a tarefa de casa da semana valendo um ponto na nota da disciplina consiste em pesquisar no site do Superior Tribunal de Justiça decisões a respeito de fraude à execução.

O objetivo é tentar sistematizar quais são os requisitos para o STJ considerar que o devedor praticou fraude na venda ou doação de um patrimônio a tal ponto que seja autorizada a anulação desta transação.


Para facilitar o seu estudo, responda em manuscrito até a próxima aula:

1)   A venda de um imóvel pelo devedor, após o seu advogado ter sido intimado (art. 523, CPC) para o pagamento de uma obrigação fixada em sentença caracteriza fraude à execução? Quais são os requisitos para essa transação ser tida como fraude, segundo o STJ?

2)   A doação do bem de família para os filhos, após a citação do devedor do processo de execução de título, pode ser considerada fraude à execução apta a permitir a penhora deste bem?
3)   A impenhorabilidade da poupança até o limite de 40 salários mínimos também pode ser aplicada a aplicações financeiras do tipo CDB, RDR, etc.?

4)   Quais os requisitos firmados pelo STJ para que o devedor seja considerado em fraude à execução fiscal?

Todas as respostas devem ser fundamentadas com jurisprudência.


Até sábado,
Profa. Fernanda Resende.

_________________________________________________
Postado em 09/11/2016,


Queridos alunos, em nosso próximo encontro vamos continuar o estudo do tema do cumprimento de sentença com os slides que já foram enviados a vocês, bem como realizaremos a correção da tarefa de casa sobre liquidação.

No turno da tarde, vamos trabalhar com um texto sobre a uma grande inovação procedimental que poderá ser utilizada por vocês no processo de execução de títulos, trata-se do INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA.

Peço a todos que tragam impresso em na aula de amanhã o texto de Gelson Amaro de Souza, clique aqui para fazer o download.

Até amanhã às 8h00.


_______________________________________
Postado em 09/11/2016,


Queridos alunos da PÓS-GRADUAÇÃO LIMOEIRO/PE,

Em nosso primeiro encontro estudamos o tema de Títulos Executivos Judiciais e Cumprimento Definitivo e Provisório da Sentença, cujos slides estão disponíveis para download clicando aqui!

O tema de nosso estudo agora é LIQUIDAÇÃO DA SENTENÇA. Essa fase irá sempre existir quando a sentença condenatória proferida pelo magistrado for ilíquida, nos termos do artigo 509, do NCPC.


Segundo as palavras de Fredie Didier[1]:

O objetivo da liquidação é, portanto, o de integrar a decisão liquidanda, chegando a uma solução acerca dos elementos que faltam para a completa definição da norma jurídica individualizada, a fim de que essa decisão possa ser objeto de execução. Dessa forma, liquidação de sentença é atividade judicial cognitiva pela qual se busca complementar a norma jurídica individualizada estabelecida num título judicial. Como se trata de decisão proferida após atividade cognitiva, é possível que sobre ela recaia a autoridade da coisa julgada material”.

Para facilitar o seu estudo, estou disponibilizando um artigo sobre o tema e abaixo seguem as perguntas que deverão ser respondidas em manuscrito valendo 1,0 ponto na sua nota final e entregues em nosso próximo encontro (19/11/2016).

Do procedimento de liquidação de sentença à luz do Novo Código de Processo Civil - Caroline Ribas Sergio



PERGUNTAS

1) De acordo com o entendimento mais recente do STJ, pode haver cumprimento de sentença meramente declaratória?

2) É cabível a multa de 10% no cumprimento da sentença arbitral?

3) Quem paga os honorários periciais da fase de liquidação?

4) Qual o foro competente para ajuizamento da liquidação e execução individual decorrente de ação civil coletiva? Há prazo prescricional para realização deste pedido?

Todas as respostas devem ser fundamentadas com doutrina e/ou jurisprudência



[1] DIDIER JR, Fredie. e Sarno Braga,Paula e Oliveira ,Rafael. Curso de Direito Processual Civil - Vol. 2. Salvador: Juspodovim.



__________________________________________
Prezados alunos da PÓS-GRADUAÇÃO LIMOEIRO/PE,


Sejam bem-vindos ao nosso módulo de EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA NO NOVO CPC.

Em nossa aula de 05/11/2016 iremos tratar sobre os Títulos Executivos Judiciais e o Cumprimento Provisório e Definitivo da Sentença, cujos slides serão enviados logo após a aula, para garantir o "efeito surpresa" da apresentação.

Demais disso, é fundamental que todos tenham em mãos (impresso ou via acesso no seu celular ou no tablet) além do Código de Processo Civil 2015, as decisões judiciais abaixo:
Todas as decisões serão utilizadas nos exercícios práticos a serem realizados no turno da tarde valendo 1,0 ponto na nota.

Lembro a todos que vocês podem acessar todo o meu material didático e nossos exercícios através do meu aplicativo para celular, basta procurar na PlayStore ou na AppleStore por Professora Fernanda Resende.




Até amanhã às 8h00,

Profa. Fernanda Resende

    Comente Aqui
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário