TAREFA DE CASA TURMA 5NA - RECURSO EXTRAORDINÁRIO


Conceito: é o recurso que tem por finalidade manter a guarda e a proteção da Constituição da República Federativa do Brasil.

Natureza: é um recurso especial na acepção da palavra e tem por finalidade a proteção do direito objetivo, ou seja, a norma jurídica, de natureza constitucional.

Previsão legal: o recurso extraordinário está previsto no art. 102, III, da Constituição da República Federativa do Brasil, e é cabível quando a decisão recorrida: a) contrariar dispositivo desta constituição; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta constituição; d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal. (alínea acrescentada pela EC n◦ 45/04)

Competência: a competência para julgar o recurso extraordinário é do Supremo Tribunal Federal, por meio de suas turmas.

Prazo: o prazo para a interposição do recurso extraordinário é de 15 dias contados da intimação da decisão recorrida.

Pressupostos recursais específicos: a)Esgotamento prévio das vias ordinárias: o vocábulo causas decididas indica que só é cabível o apelo excepcional quando não mais comporte a decisão impugnação pelas vias recursais ordinárias; b) Imprestabilidade para mera revisão de prova: tendo em vista que o apelo excepcional só conhece sobre questão de direito, nunca de fato, não deve veicular o recorrente pretensão de reapreciação de prova. Exceção se faz a questionamento quanto ao valor da prova abstratamente considerado (ônus da prova, valor da confissão, meio de prova de certo negócio jurídico etc); c)Prequestionamento: consiste na discussão, no debate, pela corte local, das questões constitucionais ou federais que se pretende submeter aos tribunais superiores; d) REPERCUSSÃO GERAL: por força do § 3◦ acrescentado ao artigo 102, III, da CF/88 pela EC n◦ 45/04, há um novo pressuposto específico de admissibilidade do RE, qual seja, a demonstração, pelo recorrente, da repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso levado ao STF. É exigência que não se aplica ao REsp.

NOTA ESPECÍFICA SOBRE A REPERCUSSÃO GERAL: A Lei Federal n◦ 11.418, de 19 de dezembro de 2006, com vacatio legis de 60 (sessenta) dias, regulamentou ou § 3◦ do art. 102 da CF/88, tratando, definitivamente, do detalhamento desse requisito específico de admissibilidade do RE. Em termos gerais, o que se pode entender por repercussão geral vem descrito no § 1◦ do novo art. 543-A do CPC, que diz: “para efeito da repercussão geral, será considerada a existência, ou não, de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa”.

Nota-se, da leitura do dispositivo, que o STF não mais apreciará matérias que espelhem interesses meramente individuais, passando a ser tribunal cuja vocação é decidir questões efetivamente relevantes, com desdobramentos nas esferas econômica, política, social ou jurídica. Assim, ainda que o RE veicule matéria constitucional e que todos os demais requisitos de admissibilidade tenham sido preenchidos, o recurso não será conhecido se não houver relevância (entenda-se repercussão geral) sobre o ponto discutido.

Ainda segundo a lei 11.418/06, deve o recorrente, em preliminar do RE, demonstrar em que consiste a repercussão geral da matéria debatida no recurso, sendo que, se a decisão recorrida estiver em confronto com súmula do STF ou jurisprudência dominante do tribunal, o requisito da repercussão geral presume-se presente.

Quando uma determinada questão for considerada como não-relevante, os recursos extraordinários que versem sobre o mesmo tema também não serão admitidos.

Finalmente, a lei remete ao RISTF a tarefa de regulamentar a execução da lei em comento.

Sobre a repercussão geral, assista à aula do professor Renato Montans, no programa Prova Final da TV Justiça.


Ainda sobre a repercussão geral, assista a entrevista da chefe de gabinete da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Carolina Yumi, que explica como esse instrumento processual ajuda na diminuição de processos encaminhados à Suprema Corte.

Interposição: a interposição do recurso extraordinário, mutatis mutandis, segue as mesmas regras definidas para o recurso especial.

Interposição conjunta dos recursos especial e extraordinário: quando a decisão atacada comportar a interposição do recurso especial e do recurso extraordinário, a parte deverá fazê-lo simultaneamente, ficando o último sobrestado até o julgamento do outro. Para tanto, os autos subirão, primeiramente, para o STJ visando o julgamento do recurso especial, e, posteriormente para o Supremo Tribunal Federal para o julgamento do recurso extraordinário, caso este não fique prejudicado. Entretanto, se o recurso extraordinário prejudicar o recurso especial, o relator sobrestará o julgamento deste, e, ato contínuo, remeterá os autos ao Supremo Tribunal Federal para o julgamento daquele recurso. Por outro lado, havendo entendimento divergente do relator do recurso especial, o Supremo Tribunal Federal devolverá os autos para o Superior Tribunal de Justiça, visando o julgamento do recurso especial, cuja decisão deverá ser acatada pelo relator supracitado.

Preparo: juntamente com a interposição do recurso extraordinário, a parte deverá comprovar o pagamento das custas relativas ao seu processamento, sob pena de deserção. Assim, a prova do pagamento das custas deve acompanhar a petição de interposição do recurso.

Efeito do recurso extraordinário: o efeito do recurso extraordinário é apenas devolutivo, portanto, o acórdão poderá ser executado provisoriamente (ver Súmulas 634 e 635 do STF)..

Admissibilidade: admitido o recurso pelo presidente do tribunal recorrido, ele será remetido ao Supremo Tribunal Federal. Entretanto, se inadmitido, a parte poderá interpor o recurso de agravo 'nos autos' também chamado de agravo 'por petição' (art. 544 do CPC) perante o presidente do tribunal recorrido.

Extraordinário retido: ver art. 542, § 3º, Código de Processo Civil.

Processamento: art. 543-B


PROCEDIMENTO NOS TRIBUNAIS E TURMAS RECURSAIS DE ORIGEM

I) Verifica-se se o RE trata de matéria isolada ou de matéria repetitiva (processos múltiplos).
a) Quanto às matérias isoladas, realiza-se diretamente o juízo de admissibilidade, exigindo-se, além dos demais requisitos, a presença de preliminar de repercussão geral, sob pena de inadmissibilidade.
b) Quanto aos recursos extraordinários múltiplos:
b.1) Selecionam-se em torno de três recursos extraordinários representativos da controvérsia, com preliminar de repercussão geral e que preencham os demais requisitos para sua admissibilidade, os quais deverão ser remetidos ao STF, mantendo-se sobrestados todos os demais, inclusive os que forem interpostos a partir de então (§ 1º do art. 543-B do CPC). Não há necessidade de prévio juízo de admissibilidade dos recursos que permanecerão sobrestados.
b.2) Os recursos extraordinários múltiplos que forem remetidos ao Supremo Tribunal Federal em desacordo com o art. § 1º do art. 543-B do CPC, ou seja, em número além do necessário para que o Tribunal tenha conhecimento da controvérsia, serão devolvidos aos Tribunais, Turmas Recursais ou Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais, nos termos da Portaria 138/2009 da Presidência do STF.
b.3) Se a seleção ainda não foi feita para um assunto específico, mas já houve pronunciamento do STF quanto à repercussão geral do assunto em outro recurso, é desnecessária a remessa de recursos representativos da mesma controvérsia, podendo ocorrer o imediato sobrestamento de todos os recursos extraordinários e agravos sobre o tema. A identificação dessa hipótese se dá pela consulta às matérias com repercussão geral reconhecida, no portal do Supremo Tribunal Federal.
II) Proferida a decisão sobre repercussão geral, surgem duas possibilidades:
a) Se o STF decidir pela inexistência de repercussão geral, consideram-se não admitidos os recursos extraordinários e eventuais agravos interpostos de acórdãos publicados após 3 de maio de 2007 (§ 2º do art. 543-B do CPC);
b) Se o STF decidir pela existência de repercussão geral, aguarda-se a decisão do Plenário sobre o assunto, sobrestando-se recursos extraordinários anteriores ou posteriores ao marco temporal estabelecido:
b.1) Se o acórdão de origem estiver em conformidade com a decisão que vier a ser proferida, consideram-se prejudicados os recursos extraordinários, anteriores e posteriores (§3º do art. 543-B do CPC);
b.2) Se o acórdão de origem contrariar a decisão do STF, encaminha-se o recurso extraordinário, anterior ou posterior, para retratação (§3º do art. 543-B do CPC).
Agravos

          Os agravos interpostos das decisões que inadmitiram recursos extraordinários, já sujeitos ao requisito legal da repercussão geral, podem ser sobrestados quando relativos aos assuntos já encaminhados à decisão sobre repercussão geral(Artigo 328-A, § 1º, do RISTF, inserido pela Emenda Regimental 23/2008).
          Os agravos múltiplos que forem remetidos ao Supremo Tribunal Federal em desacordo com o art. § 1º do art. 543-B do CPC, ou seja, em número além do necessário para representar a controvérsia, serão devolvidos aos Tribunais, Turmas Recursais ou Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais, nos termos da Portaria 138/2009 da Presidência do STF.
          Decidida a questão da repercussão geral, surgem as seguintes possibilidades:
a) negada a repercussão geral, os agravos ficam prejudicados, assim como os REs;
b) reconhecida a repercussão geral, os agravos ficam sobrestados, assim como os REs, até o julgamento do mérito do recurso paradigma, surgindo, então as seguintes hipóteses:
b.1) se a decisão do STF, no julgamento do mérito do recurso paradigma, seguir a mesma orientação dos acórdãos recorridos, ficam prejudicados os agravos e os REs (§3º do art. 543-B do CPC);
b.2) se a decisão do STF, no julgamento do mérito do recurso paradigma, seguir em sentido diverso dos acórdãos recorridos, abrem-se duas possibilidades:
b.2.1) se não se verificar hipótese de retratação da decisão de mérito objeto do RE, realiza-se nova análise de admissibilidade ou reitera-se a decisão de admissibilidade previamente proferida (art. 328-A, § 1º do RISTF), remetendo-se os autos ao STF, com a indicação de que se trata de hipótese de não retratação de mérito.
b.2.2) abre-se a possibilidade de juízo de retratação no RE, independentemente do juízo de admissibilidade previamente realizado (§3º do art. 543-B do CPC).
c) os agravos já pendentes no STF, em 13/03/2008 poderão ser por este julgados (art. 2º da ER 23/2008).
_____________________________________________________________

TAREFA DE CASA


1) Pesquise e TRANSCREVA em seu caderno TODAS AS SÚMULAS do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL que falem sobre o RECURSO EXTRAORDINÁRIO. É só entrar no site oficial do tribunal e fazer o download de todas as súmulas em seu computador.
2) Dentre os temas de REPERCUSSÃO GERAL abaixo arrrolados, escolha um deles, clique na notícia e TRANSCREVA-A integralmente em seu caderno.

28/10/2014 - 16:13
Competência da Justiça Federal para ação rescisória é tema de repercussão geral


21/10/2014 - 19:09 STF analisará validade de lei estadual que obriga concessionária a investir em proteção ambiental

10/10/2014 - 20:17 Redução do valor da indenização do DPVAT tem repercussão geral

29/09/2014 - 16:13 Aplicação de aposentadoria compulsória para comissionados tem repercussão geral

22/09/2014 - 20:50 Retroatividade de proventos integrais para aposentados por invalidez é tema de repercussão geral

22/09/2014 - 16:37 Alteração do registro civil sem mudança de sexo será analisada pelo STF

08/09/2014 - 19:02 Reconhecida repercussão geral em matéria sobre não cumulatividade do PIS/Cofins

02/09/2014 - 17:30 STF analisará necessidade de condenação definitiva para sanção disciplinar a preso

01/09/2014 - 14:05 STF discutirá cancelamento de inscrição em conselho profissional por inadimplência

01/09/2014 - 14:03 Decisão pela inexistência de repercussão geral em RE é irrecorrível

02/07/2014 - 17:22 Reconhecida repercussão de disputa sobre PIS/Cofins na importação de autopeças

27/06/2014 - 20:18 STF analisará terceirização de call center em empresas de telefonia

24/06/2014 - 19:46 STF analisará alíquota diferenciada de ICMS para serviços de energia elétrica e telecomunicações

24/06/2014 - 19:38 Validade de multa em pedido de ressarcimento tributário indevido tem repercussão geral

24/06/2014 - 19:34 STF analisará efeitos de declaração de inconstitucionalidade em decisão irrecorrível

24/06/2014 - 19:32 Suspensão de profissional por inadimplência com entidade de classe será analisada pelo STF

19/05/2014 - 21:33 Repercussão geral: STF discutirá conceito de atividade-fim em casos de terceirização

16/05/2014 - 21:45 Cobrança do Funrural de segurados especiais será julgada pelo STF

07/04/2014 - 18:16 Afastamento de atividades nocivas para aposentadoria especial é tema de repercussão geral

07/04/2014 - 18:13 STF julgará tema sobre local para recolhimento de IPVA

    Comente Aqui
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário