ETAPAS DA SESSÃO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - TURMA 7NA

Queridos alunos, 
Na aula de ontem nós iniciamos o estudo da MEDIAÇÃO DE CONFLITOS.


Pode-se definir esse tipo de mediação como sendo:

"um processo autocompositivo segundo o qual as partes em disputa são auxiliadas por uma terceira parte, neutra ao conflito, ou um painel de pes­soas sem interesse na causa, para auxiliá-las a chegar a uma composição. Trata-se de uma negociação assistida ou facilitada por um ou mais terceiros na qual se desenvolve processo composto por vários atos procedimentais pe­los quais o(s) terceiro(s) imparcial(is) facilita(m) a negociação entre pessoas em conflito, habilitando-as a melhor compreender suas posições e a encon­trar soluções que se compatibilizam aos seus interesses e necessidade."[1]
Para melhor empreendermos esse processo autocompositivo é fundamental dominarmos as etapas da mediação, as quais estão muito bem explicitadas nos slides que estamos utilizando em sala, os quais foram elaborados pela equipe de professores contratada pelo CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA e que estão disponíveis gratuitamente na internet. Clique aqui para acessar os SLIDES. 

As etapas da mediação são tratadas a partir do slide 267 e seguintes do link acima!
https://drive.google.com/file/d/0B4vTKJ2W-YwgT1JycGZ2c3k3TGs/view?usp=sharing
A tarefa de casa desta semana consiste na leitura do capítulo 8, do Livro MANUAL DE MEDIAÇÃO JUDICIAL, também editado pelo CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA.  

Esta semana vamos dedicar 1h (uma hora) apenas para ler esse capítulo e responder as questões abaixo, que devem ser entregues em manuscrito na próxima aula:

1. Por que não se mostra recomendável colocar partes em uma mediação em lados opostos da mesa?
2. Qual a importância de um resumo após as manifestações das partes?
3.Por que se mostra tão importante a identificação das questões? E dos interesses?
4.O que é a mediação facilitadora? E a avaliadora?
_______________________________________
[1] Cf. YARN, Douglas E. Dictionary of Conflict Resolution. São Francisco: Ed. Jossey-Bass Inc., 1999. p. 272; AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Estudos em arbitragem, mediação e negociação. Brasília: Ed. Grupos de Pesquisa, 2004. v. 3. p. 313. 
    Comente Aqui
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário