Postado em 30/08/2017
Prezados alunos,
Estamos percebendo a cada aula o quanto os Métodos Adequados de Solução de
Disputas são importantes para a resolução pacífica dos conflitos decorrentes do
convívio em sociedade.
Nesse
sentido, para auxiliar no aprofundamento dos nossos conhecimentos, segue abaixo
o link para você fazer o download e a leitura da CARTILHA DA ARBITRAGEM elaborada
pela Comissão de Arbitragem da OAB/RJ.
Aproveito
para informar a todos que no dia 05/05/2015 o Senado aprovou a reforma da Lei da Arbitragem (utilização de câmaras de arbitragem
privadas para resolução de conflitos fora do sistema judiciário, com sentenças
prolatadas por árbitros, que possuem o mesmo valor da Justiça Estatal).
Além disso, a recente Reforma Trabalhista estabeleceu a possibilidade de se inserir cláusula compromissória em algumas modalidades de contratos individuais de trabalho conforme Lei 13.467/17
A tarefa de casa dessa semana, valendo 2,0 pontos na sua nota, consiste na leitura atenta da Cartilha, da Lei 13.129/2015 e do anexo Quadro Comparativo.
Após a leitura da Cartilha, da Lei e do Quadro Comparativo, responda em manuscrito às perguntas abaixo para entregar na próxima aula (02/09/2017).
A tarefa de casa dessa semana, valendo 2,0 pontos na sua nota, consiste na leitura atenta da Cartilha, da Lei 13.129/2015 e do anexo Quadro Comparativo.
Após a leitura da Cartilha, da Lei e do Quadro Comparativo, responda em manuscrito às perguntas abaixo para entregar na próxima aula (02/09/2017).
1) Sabe-se que a arbitragem só é possível em razão de direitos
patrimoniais disponíveis. Quais os novos conflitos que poderão ser solucionados
por meio da arbitragem em razão das alterações promovidas pela Lei 13.129/15?
2) É possível a arbitragem nos contratos de adesão? Explique.
3) Caso o consumidor opte por solucionar seu conflito através da
arbitragem e depois deseje ingressar com uma medida judicial, ele corre o risco
do seu direito estar prescrito? Explique.
4) São possíveis as medidas cautelares e antecipatórias de tutela no
âmbito da arbitragem? Explique como se processam.
5) Qual a diferença entre cláusula compromissória e convenção de arbitragem.
5) Qual a diferença entre cláusula compromissória e convenção de arbitragem.
Postado em 14/08/2017
Queridos
alunos da Pós-Graduação VITÓRIA DE SANTO ANTÃO,
Pode-se
definir mediação como
sendo:
"um processo
autocompositivo segundo o qual as partes em disputa são auxiliadas por uma
terceira parte, neutra ao conflito, ou um painel de pessoas sem interesse na
causa, para auxiliá-las a chegar a uma composição. Trata-se de uma negociação
assistida ou facilitada por um ou mais terceiros na qual se desenvolve processo
composto por vários atos procedimentais pelos quais o(s) terceiro(s)
imparcial(is) facilita(m) a negociação entre pessoas em conflito,
habilitando-as a melhor compreender suas posições e a encontrar soluções que
se compatibilizam aos seus interesses e necessidade."[1]
Para melhor
empreendermos esse processo autocompositivo é fundamental dominarmos as etapas da mediação, as quais
estão muito bem explicitadas no mais novo material elaborado pelo CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA e disponível gratuitamente na
internet. Clique aqui para acessar os
slides: https://drive.google.com/file/d/0BwzhdNjP5SU3Vmtkd3hKMEV1R2M/view?usp=sharing
As etapas da
mediação são tratadas a partir do slide 267 e seguintes do link acima!
A
tarefa de casa desta quinzena irá valer 2,0 pontos na sua nota, então iremos
dividi-la em duas atividades:
1) A primeira parte, valendo 1,0 ponto, consiste
na leitura do capítulo 8 (Fls. 155 até 197), do Livro MANUAL DE MEDIAÇÃO JUDICIAL, editado pelo CONSELHO
NACIONAL DE JUSTIÇA.
Se você se dedicar apenas 1h (uma hora) para ler esse capítulo você conseguirá facilmente responder as questões abaixo, que devem ser entregues em manuscrito na próxima aula (26/08/2017):
1. Por que não se mostra recomendável colocar partes em uma mediação em lados opostos da mesa?
2. Qual a importância de um resumo após as manifestações
das partes?
3.Por que se mostra tão importante a identificação das
questões? E dos interesses?
4.O que é a mediação facilitadora? E em que consiste a
mediação avaliadora?
2)
A segunda parte, também valendo 1,0 ponto, consiste em assistir ao vídeo disponível no link abaixo que reporta duas sessões de mediação/conciliação
reais. O vídeo tem duração de uma hora, mas você só precisa escolher e assistir
uma sessão dentre as duas que foram filmadas. Escolha a que você preferir, preencha o relatório da sessão de mediação e me entregue também na próxima aula (26/08/2017)!
Clique aqui para assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5Cr98CKGkI4
[1] Cf. YARN, Douglas E. Dictionary of Conflict
Resolution. São Francisco: Ed. Jossey-Bass Inc., 1999. p. 272; AZEVEDO, André
Gomma de (Org.). Estudos em arbitragem, mediação e negociação. Brasília: Ed.
Grupos de Pesquisa, 2004. v. 3. p. 313.
_____________________________________________________
Postado em 10/08/2017
Prezados alunos da PÓS-GRADUAÇÃO VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE,
Em nossa aula de 12/08/2017 iremos tratar sobre a Teoria dos Conflitos, bem como iniciar os estudos sobre as técnicas de Negociação e Conciliação, cujos slides serão enviados logo após a aula, para garantir o "efeito surpresa" da apresentação.
Para entrar no clima desse módulo nada melhor do que assistir a um bom filme.
Então que tal aproveitar a noite desta sexta-feira para assistir o clássico UMA LIDA MULHER (Escrito por J. F. Lawton e dirigido por Garry Marshall,). No sábado, vamos debater sobre as técnicas de negociação utilizadas no filme e que vão nos auxiliar a aprimorar nossas habilidades como negociadores.
Peço ainda que cada um de vocês traga o questionário abaixo respondido:
---------------------------------------------------------------------------------------
BATE-BOCA (ATIVIDADE 01) - Clique aqui para fazer o download
I
– Informe abaixo qual foi a última “disputa” que você perdeu para alguém.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
II
– Marque quem acabou conseguindo o que queria de você.
a. Seu(Sua) companheiro(a) ou namorado(a);
b. Seu(Sua) chefe;
c. Seu pai ou sua mãe;
d. Seu(Sua) filho(a);
e. Seu(Sua) empregado(a);
f. Ninguém. Eu sempre venço.
III
– Explique sucintamente o que aconteceu:
________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
III
– Você teve reações físicas? (suor, desmaio, grito, tapa...): _____________________________________
_____________________________________________________________________________________
IV
– Diga quando foi: ____________________________________________________________________
V
– Explique por que você acha que perdeu, se for o
caso:______________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
VI
- Dedique cinco minutos para listar quais os principais tipos de negociação com
que você se depara em seu dia a dia (pelo menos 5 e, no máximo, 10). Circule as
duas mais importantes e indique, com uma seta, as duas mais frequentes. Procure
também pensar qual delas tende a ser a mais longa e qual tende a ser a mais
curta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Obs.: nenhum aluno será identificado nesta atividade
Obs.: nenhum aluno será identificado nesta atividade
Até sábado às 8h00,
Profa. Fernanda Resende
0 comentários:
Postar um comentário